Parceria público-privada consolida a biotecnologia para o setor de cana-de-açúcar no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a startup PangeiaBiotech assinaram hoje (11/7) na Sede da Embrapa, em Brasília, DF, convênio de cooperação técnica, que dá continuidade a uma parceria de sucesso na área de biotecnologia vegetal. A união entre as empresas começou em 2017, com o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas com maior quantidade de biomassa, tolerância a herbicidas para produção de etanol de primeira e segunda geração e resistência à broca da cana, que até então era a pior praga dessa cultura no Brasil.

Estação da Embrapa registra -3ºC, dia mais frio dos últimos 12 anos em Concórdia

Na madrugada de ontem, domingo, dia 7, a estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves registrou -3ºC de temperatura. É a menor temperatura registrada desde o dia 29 de julho de 2007, quando também foi registrado -3ºC. Isso sem considerar a sensação térmica, uma percepção que combina a temperatura do ar com umidade e velocidade do vento. Até então, o recorde negativo do ano era do sábado, dia 6, quando fez -2ºC. A máxima no fim de semana também foi no domingo, com 13ºC.

Quando é viável investir no etanol de milho?

A produção de etanol de milho é um mercado novo, que está crescendo rapidamente. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos 30,3 bilhões de litros de etanol que serão produzidos nesta safra, 1,4 bilhão virá do milho – e isso é inédito no país. Apesar de ainda representar um percentual baixo, na comparação com o total produzido (4,62%), a extração de etanol a partir do milho é vista de forma positiva pelo potencial de crescimento em termos de mercado, por apresentar-se como mais uma opção de escoamento da produção brasileira, que é uma das maiores do mundo.

Lobo DesignConab, etanol de milho
“Levamos o aluno ao campo para aplicar teoria à prática”, afirma instrutor de Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar

“Tudo que demonstramos em sala de aula, na teoria, colocamos em prática no campo”. É assim que explica o instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Thalles Policarpo de Carvalho Lima, sobre a metodologia do curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte. São 150 vagas disponíveis em Campo Grande. Este é o tema especial do Educação no Campo desta quarta-feira (12).

Missão dos EUA inspeciona frigoríficos brasileiros

Uma missão veterinária dos Estados Unidos chegou ao Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. A comitiva participou hoje (10) de uma primeira reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, e a partir da amanhã inicia as inspeções em seis estados visitando abatedouros, laboratórios federais e serviços de inspeção

Do total de pessoas contratadas pelo agro em 2019, 38% tem menos de 30 anos

Entre janeiro e abril deste ano, a agropecuária de Mato Grosso do Sul foi responsável pela assinatura de mais de 14,3 mil carteiras de trabalho, como mostram os dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Deste total, 38% são trabalhadores com menos de 30 anos. Este é destaque especial da editoria ‘Mercado Agropecuário’ desta segunda-feira (10).

Presidente do Silems apresenta demandas da cadeia do leite ao Governo e à Assembleia

Durante abertura do 22º Encontro Técnico do Leite, realizado nesta sexta-feira (07/06), no auditório do Sindicato Rural de Campo Grande (MS), a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, entregou as demandas para fortalecer a cadeia do leite do Estado ao superintendente de Produção e Agricultura da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, e ao presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, deputado estadual Capitão Contar.

Lobo DesignSilems
MS se mantém como o 2º maior produtor de carne fresca do país

A PIA (Pesquisa Industrial Anual) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e referente ao período entre 2008 e 2017 não mostrou apenas aumento no número de empresas e empregos no setor em Mato Grosso do Sul, como ainda mapeou a posição em relação às demais unidades da federação quanto a produção local. Na indústria frigorífica, um dos principais setores da economia local, o Estado manteve sua posição de segundo maior produtor nacional de carnes frescas ou refrigeradas.

DataSafra permite acompanhar a evolução das safras de soja e milho safrinha em tempo real

Ter na tela do computador, tablet ou smartphone a informação de que até o início de maio deste ano, a área plantada de milho safrinha no Mato Grosso era de exatos 4,8 milhões de hectares. Ou que a área plantada de soja da safra 2018/19 neste Estado foi de 9,1 milhões de hectares. Essa é a proposta do DataSafra, plataforma de monitoramento que facilita a análise comparativa de várias safras e foi apresentado por Izabel Cecarelli, presidente da Geoambiente durante o TEA Brazil 2019 – Fórum de Tecnologia na Agricultura, nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

Lobo DesignDataSafra