20º Encontro Estadual de Clubes de Laço acontece setembro em Miranda

Haverá transmissão ao vivo pelo Canal do Laço

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece na cidade de Miranda o 20º Encontro Estadual de Clubes de Laço no clube de laço Coração Pantaneiro.

A inscrição é de R$ 500,00 e a premiação no valor de R$ 12.500,00. Somente 50 inscrições e a vaga é garantida somente com o pagamento integral. Serão jogadas 15 armadas. Quem pegar mais leva o prêmio.

Cursos de Formação Profissional Rural do Senar/MS auxiliam família inteira na gestão da propriedade e produção de mel em Três Lagoas

“A partir dos cursos do Senar/MS nós conseguimos concretizar planos e sonhos”. É assim que a produtora de mel Marinês Barreto resume a participação da instituição ao falar da realização de cursos para melhorar a administração da propriedade em Três Lagoas. Esse é o nosso case de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ dessa semana.

Workshop de Leite e Derivados debate desafios e perspectivas para o segmento no Estado

Com uma plateia formada por industriais do segmento de laticínios de Mato Grosso do Sul e produtores rurais, além de pesquisadores, técnicos e acadêmicos, o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados (MS), iniciou, na noite de ontem (08/08), o 1º Workshop de Leite e Derivados para discutir sobre o cenário da produção no Estado e promover soluções para garantir a competitividade do segmento.

Workshop de Atualização e 2° Fórum Estadual do PNEFA: Novos desafios para a agropecuária sul-mato-grossense são apresentados por Mauricio Saito

“Países que se destacam na exportação vendem segurança alimentar e não somente alimento. Essa é a mentalidade que precisamos ter. A vacinação teve e tem um importante papel para os produtores rurais do estado, mas é uma etapa que está sendo finalizada para um novo desafio que é o de responder questões referentes a sanidade animal do país”, a afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, na abertura do Workshop de Atualização e do 2º Fórum Estadual do Plano Estratégico do PNEFA – Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. O evento aconteceu nessa quarta-feira (31), na sede da Casa Rural, em Campo Grande.

Florestas Plantadas: Exportações de MS crescem 12% no primeiro semestre de 2019

Durante os seis primeiros meses de 2019 a exportação de produtos florestais teve um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a analista técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Bruna Dias, essa alta se deve ao aumento da demanda externa. “A China no primeiro semestre de 2019 foi o principal destino das exportações dos produtos florestais do estado representando 60,7% do total, os Estados Unidos foi o segundo destino com 12,69% de participação”, explica. Este é o tema do Mercado Agropecuário desta segunda-feira (29).

Produtor de suínos muda forma de trabalhar na propriedade após Granja Plus aplicar “metodologia diferenciada”

Mesmo com o planejamento e apontamentos realizados por conta própria na propriedade, o suinocultor Dulcemar Grando avalia que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –, que desenvolveu um modelo exclusivo para os produtores de suínos e aves, mudou a forma de trabalho em toda propriedade, localizada em Jateí – a 260 km de Campo Grande. Esse é o caso de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ dessa semana.

Abertura da China para leite brasileiro vai regular e reaquecer mercado em MS, avalia Silems

Anunciada nesta terça-feira (23/07), a abertura do mercado Chinês para derivados do leite produzidos no Brasil deve impulsionar a retomada da produção interna e regular os preços para a indústria laticínia, avalia a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul). O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está de férias em Mato Grosso do Sul, mas concedeu entrevista à imprensa para comemorar o acesso aos consumidores chineses.

Parceria público-privada consolida a biotecnologia para o setor de cana-de-açúcar no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a startup PangeiaBiotech assinaram hoje (11/7) na Sede da Embrapa, em Brasília, DF, convênio de cooperação técnica, que dá continuidade a uma parceria de sucesso na área de biotecnologia vegetal. A união entre as empresas começou em 2017, com o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas com maior quantidade de biomassa, tolerância a herbicidas para produção de etanol de primeira e segunda geração e resistência à broca da cana, que até então era a pior praga dessa cultura no Brasil.