Federação de Clubes

14 de Dezembro de 2017
  • Telefone:

Mural de Recados

Deixe o seu recado pra gente!

2 Recados Escrever Recado

De: Dra. Nubia N. P. Rodrigues | Para: Laçadores:

O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, acometendo principalmente os solípedes (equinos, muares e asininos), caracterizada pela presença de lesões nodulares nos pulmões e outros órgãos, assim como lesões ulcerativas na pele e em mucosas da cavidade nasal e nas passagens respiratórias. A doença pode, também, acometer humanos e outros animais. Em animais, o mormo pode manifestar-se logo em seguida à infecção ou tornar-se latente. O período de incubação em humanos varia de poucos dias a meses, porém usualmente é de 1 a 14 dias; no entanto, foram descritos casos de infecções latentes com manifestação da doença após muitos anos. Os casos clínicos são uma combinação dessas formas e podem ocorrer como uma doença de manifestação aguda, crônica ou latente. A doença aguda é mais comum em jumentos, enquanto a forma crônica ou latente é mais frequente em cavalos. Para fins de transporte internacional o período de incubação considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é de seis meses. A transmissão é por contato direto em plantéis contaminados. Quando há um caso de Mormo em um estado, esse é fechado e se torna necessário o teste negativo na técnica de Fixação de Complemento para deslocamento dos cavalos. Dra. Nubia N. P. Rodrigues Medica Veterinária

30 de Abril de 2015 ás 16:06

De: Maria Vilhalba | Para: Os amantes do esporte classe “a“:

O Laço Cumprido é um esporte que apaixona e inspira. Quero parabenizar a Mariana do Rancho dos Tropeiros pela sua vitória na festa do Portão Quebrado. Você merece. Parabéns.

16 de Julho de 2013 ás 11:05

Mural de Recados

Deixe o seu recado pra gente!